Deus tem um nome?
Deus tem um nome? Porque é importante conhecer e usar o nome de Deus?
Todas as pessoas têm um nome. Não faria sentido que Deus também tivesse um nome? Conhecer e usar o nome de alguém é um aspeto fundamental de uma amizade. Deveria ser diferente no que diz respeito à nossa amizade com Deus?
A resposta da Bíblia: Sim. Deus tem um nome.
Na Bíblia, Deus revela: “Eu sou Jeová. Esse é o meu nome. (Isaías 42:8) Apesar de muitos títulos, tais como “Deus Todo-Poderoso”, “Senhor Soberano” e “Criador”, ele honra os seus adoradores por os convidarem a dirigirem-se a ele pelo seu nome próprio. —Génesis 17:1; Atos 4:24; 1 Pedro 4:19.
A primeira Bíblia portuguesa, a Versão Almeida, usou o nome de Deus na forma “JEOVÁ” milhares de vezes, como se pode ver na edição de 1693, reimpressa em 1870
O nome de Deus sob a forma de tetragrama aparece aproximadamente 7.000 vezes na Bíblia. A maioria das traduções simplesmente remove o nome de Deus e substitui-o por um título como “Senhor”.
O próprio Deus ordenou aos escritores da Bíblia que usassem o seu nome milhares de vezes. Diz também que as pessoas que o adoram devem usar o seu nome. (Isaías 42:8; Joel 2:32; Malaquias 3:16; Romanos 10:13)
Deus condenou os falsos profetas que tentaram fazer com que o povo se esquecesse do seu nome. — Jeremias 23:27.
Muitas traduções da Bíblia contêm o nome de Deus em Êxodo 6:3.
Jeová é uma tradução inglesa do nome de Deus que tem sido utilizada há séculos. Embora alguns estudiosos prefiram a forma ‘Javé’, Jeová é a forma do nome mais amplamente reconhecida.
“Eu sou Jeová. Esse é o meu nome. » — Isaías 42:8.
Já ouviu esse nome? Talvez não, dado que muitas traduções da Bíblia raramente ou nunca usam o nome de Deus. Geralmente, substituem este nome pelo título “SENHOR”.
Mas na Bíblia Sagrada escrita em hebraico, o nome de Deus aparece cerca de 7.000 vezes.
O nome de Deus em hebraico é constituído por quatro letras, que correspondem a YHWH ou JHVH. Em inglês, o nome de Deus foi traduzido como “Jeová”.
A primeira parte da Bíblia foi escrita em hebraico, língua que se lê da direita para a esquerda. Nesta língua, o nome divino aparece sob a forma de quatro consoantes, יהוה. Estes quatro caracteres hebraicos – transliterados YHWH – são conhecidos por Tetragrama.
Porque é importante conhecer e usar o nome de Deus
Para Deus, o seu nome é importante. Sabemos isto porque ele insistiu milhares de vezes em colocá-lo na Bíblia. — Malaquias 1:11.
O Filho de Deus, Jesus, falou muitas vezes da importância do nome de Deus. Por exemplo, orou a Jeová: “Santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:9; João 17:6.
Conhecer e usar o nome de Deus são os primeiros passos para se tornar amigo de Jeová. (Salmo 9:10; Malaquias 3:16) No Salmo 91:14, Deus promete abençoar os seus amigos: Porque me ama, Eu o livrarei. Vou protegê-lo porque ele sabe o meu nome.
A Bíblia reconhece que existem muitos deuses. Ele disse: Há aqueles que são chamados deuses, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”. (1 Coríntios 8:5, 6) No entanto, identifica claramente o único Deus verdadeiro pelo nome, Jeová. — Salmo 83:18.
Jeová é o verdadeiro Deus da Bíblia, o Criador de todas as coisas (Apocalipse 4:11).
(Fonte: Bíblia Sagrada, Antigo e Novo Testamento)
O nosso Planeta sobreviverá ?
Há 40 anos, os cientistas já alertavam que a Terra estava em perigo.
Nosso planeta sobreviverá ? Saber Mais
O que é que a Bíblia diz sobre a adoração de imagens e procissões ?
Devemos adorar imagens e procissões ? Saber Mais
Profecias da Bíblia, o que é a grande tribulação ?
Vai ser o tempo mais difícil da história da humanidade. Saber Mais